sábado, 26 de julho de 2008

Alguém sabe onde estão os crentes?


Inspirado no livro lindo que minha mãe, que é crente de crentes, está escrevendo, redigi essas linhas, pois, ao ler a sua vida desde a infância e ao ir me lembrando de todos os perrengues de sua existência, apenas me pergunto: Onde andam os outros espécimes dessa raça eleita?

_____________________________________________________________________________________


Onde estão os crentes? Sim! Onde anda essa gente outrora farta em número proporcional, mesmo que fizessem parte de uma esmagadora minoria?


Onde se esconderam os crentes? Sim! Aquela gente simples, que comia a Palavra e respirava pela oração?


Onde enterraram os crentes? Sim! Aqueles homens e mulheres que chamavam depressão de tristeza e a angústia de tribulação ou apenas de provação?


Onde mataram os crentes? Sim! Aquela gente que mesmo morta ainda falava, mas que agora mesmo existindo já está morta?


Ah! Como sinto falta dos crentes! Sim! Daquela gente que temia a Deus, que amava o próximo, que guardava o coração para não pecar nem na emoção raivosa e que se deleitava na alegria sua ou dos irmãos!


Sim! Morro de saudades até da ignorância santa dos crentes!

Ignorantes de muitas coisas, mas crentes nas virtudes do amor e da fé; e que carregavam a Palavra na mente todos os dias; e que, quando erravam, era por não saberem melhor!


Sinto saudades dos crentes que criam na Bíblia e se deleitavam no estudo da Palavra.


Sinto saudades da reverência dos crentes para com todos.


Ah! Quanta saudade do tempo em que os crentes eram simples e humildes, e tinham apenas Deus como consolo e fortaleza.


Meu coração anseia por encontrar pobres satisfeitos, rejeitados não amargurados, abandonados que não ficam se sentindo sozinhos, expulsos que sabem que não perdem nada, escorraçados que aceitam o maltrato como privilégio.

A iniqüidade vai aumentando e o amor vai esfriando!

Desse modo os crentes vão minguando e deles se vê apenas a sombra tímida e reclusa.


Onde estão os crentes? Sim! Aqueles mesmos que não esmoreciam ante nada, que brincavam de roda à volta das tumbas e chamavam até mesmo o morrer apenas de promoção?


Ah! Meninos e meninas tolos! Filhos da incredulidade! Enteados da descrença! Escravos da insensatez!

Será que vocês não vêem, não ouvem, ou terá o seu coração perdido as carnes do sentir?


Crente tinha essência. Sim! Tinha caráter e fibra! Crente era forte, era firme, era homem ou mulher de verdade!


Crente perseverava, e nada o abatia para sempre!

Crentes? Hoje? Não! São palitos de algodão doce! São pirulitos chupados pelo capricho do diabo. São mercenários que tentam contratar Deus para qualquer serviço sujo, que antes os crentes até diziam que “era coisa do diabo”.


Crentes? Comunhão? Não! Hoje a comunhão virou suruba de perversa fraternidade!


Crentes? Solidariedade? Ah! Não! O que há é apenas “swing” de interesses sórdidos!


Crentes? Não! Nem mesmo são mais querentes. Agora, quando são ainda bons, são apenas carentes!


Os eleitos estão sendo enganados!

Não lêem a Palavra. Não conferem mais coisas espirituais com coisas espirituais. Não buscam mais a verdade, mas apenas as riquezas deste mundo!

Sim! Perderam o prazer em Deus! O amor de Cristo neles feneceu!


Devagar os verdadeiros crentes estão sendo levados, arrebatados pelo tempo e pela morte; e no lugar ficamos nós, essa gente nojenta de tanto nada e pegajosa de tanto sebo de engano!


Até os melhores entre nós ainda são fracos e não suportam nada. Escandalizam-se com tudo e arranjam pretextos para se matar de depressão por qualquer coisa:


“Meu marido não me quer…”

“Sou gay e quero morrer…”

“Minha mãe não me amou…”

“Perdi a esperança na igreja…”

“Fui abusada pelo meu irmão…”

“Cresci sem amor…”

“Por que não dei cabo da vida ainda quando estava no ventre materno?…”


Ah! Quanta desculpa para não andar, para não crer, para não se apossar do verdadeiro amor!


Sim! Meu Deus! Onde estão os crentes? Onde anda aquele povo alegre, embora não dançante; feliz, embora não gargalhante; sério, embora sempre andando em gozo?


Sim! Onde andam aqueles que fazem o mundo indigno perante o seu caminhar de estrangeiros e peregrinos sobre a terra?


O que vejo é um vale de ossos secos!


Ora, diante do que vejo apenas creio que o Senhor sabe, e que por Sua Palavra esse vale de morte ainda pode encontrar o espírito da vida!


Nele, que sabe onde estão os crentes,


Caio Fábio

3 comentários:

ROGÉRIO ALEXANDRINO disse...

Ainda essa semana encontrei uma pessoa dessas "crente" gente da minha
adolecência, época que me converti. Gente simples que mesmo passando as piores "provações" que não sei dizer porque, mas gente "crente" que diante de tudo isso quando me viu me abraçou e disse que bom te ver de novo. Sinto falta dos meus 13 anos que era daquela igrejinha, que saudades do Pr. Sebatião ele é um dos poucos que sobrou desse povo da antiga os "crente". Tenho saudades da ecolinha dominical, tenho saudades das orações aos domingos as 7:hs da manhã, onde o único interesse era rogar por aqueles que precisavam de um socorro divino. Que saudades das orações no monte aquilo era gostsoso ia todo o grupo de jovens, onde o nosso unico interesse era conhecer mais a Deus. Que saudades de ficar na frente da igreja após o culto com meus amigos discutindo a palavra e acabará de ouvir....sim!!! Eu também tenho saudades, e como tenho!!!!

E hoje fico lutando com um esforço absurdo pra não fazer mais parte dos modernos "evangélicos"

E hoje me esforço pra não cair na onda do movimento Gospel, movimento que só quer movimentar dinheiro, pra uma piseuda "obra de Deus.

Mas hoje o que ficou só foi saudades daquele povo "crente" de quando eu tinha meus 13 anos.

Rogério Alexandrino.

Anônimo disse...

Eu não sei...sou fã e admiradora do Pastor Caio Fábio...mas como boa seguidora exclusivamente de Jesus Cristo...e da sabedoria que Deus me dá... acho que ele teve um pequeno “ Flash Back” (rsrsrsrs) dos tempos passados....isso porque Crentes como antigamente existem até hoje....é só ir na Assembléia de Deus...e daí pra lá um pouquinho....
O que quero dizer é que sempre houve pessoas “Crente” de verdade e “sempre” houve os “falsos Crentes” porém...estes ( falsos) , mascarados pelo tempo....digo ..: Época. Os tempos mudaram...e como mudaram!
Daí o óbvio....o conhecimento das coisas faz com que o ser humano abra a mente.
A atitude....é o mais importante....e atitude...não tem tempo nem época para vivê-la. Alguns dizem sentir saudades dos bons tempos...!!! Há...eu também sinto....pois o ÓBVIO era que a alguns tempos atrás......não havia a “matemática” ESCASSES... Poluição....trânsito....demais coisas da modernidade....(sinto saudades disso) e isso querendo ou não , acaba afetando a “Santa Inocência” ....dos crentes de aparência. Quem sente saudade daqueles Crentes...é fácil matar a saudade..! É só ir para um INTERIORZÃO daqueles bem do mato....”quase sem civilização” que com certeza...tem um povo humiiiilde...uma igrejinha...com uma portinha só.....e por aí vai ...até aonde a mente humana é capaz de imaginar...!
Bom....me sinto Crente daquela época...vivendo no mundo de hoje....Graças a Deus...num tempo onde tenho o conforto da modernidade...onde tenho os meios de comunicações que expandem o meu conhecimento...e faz com que eu adore ao meu Deus com ATITUDE e sabedoria.... pois sei que tem Gente como que “daquela época vivendo nos dias de hoje..com fé....e com verdade...não “guardando a raiva no coração” se segurando para não agredir ao próximo ...e isso tem mais a ver com auto controle e com integridade...do que com “...pecar contra DEUS!!!” ...Bom o meu Deus sonda o meu coração...então se eu tenho vontade de mandar um monte de gente passear....bom..nem preciso mandar!!!! Eu já mandei aos olhos DELE !!! Não é assim que diz a bíblia??? Cuida do teu “ CORAÇÂO” para não pecar contra DEUS ...e vejo que aquele época...havia muita gente reprimida( morriam de depressão, mas diziam que era só tristeza) eita tristeza que mata!!!....mas hoje.....as pessoas tem a liberdade de SER os verdadeiros CRENTES desta época mesmo...ou continuarem sendo os CRENTES daquela época...! livre arbítrio...sem mais a cegueira que fez com que muitos dentro da igreja, talvez “hoje” estejam condenados ao inferno.
Sou feliz de viver nesta época...pois para mim é mais fácil saber quem são os VERDADEIROS crentes.....aonde estão é que realmente complica....pois realmente não há muitos...mas ainda tem e sempre terá.

“Há Crentes assim hoje....não é a época que os faz assim...mas o coração e verdade..não é preciso época...para ser...nem tempo....importa é ser de dentro para fora....e não tentar de fora para dentro. O verdadeiro CRENTE não está na época ou lugar....mas dentro de nós mesmos.”

Aliás...uma frase em que o Pastor Caio disse... “O que vale é DEUS no nosso coração...e não na nossa TENDA!”


Adriana Castilho Gennari.
28/07/2008

Luis Fernando da Silva Gennari disse...

Não consigo sentir saudades do que não tomei conhecimento. Não tive o privilégio de estar junto com essa gente simples que amava o próximo, gente humilde que tinha apenas Deus como consolo e fortaleza assim como mencionou Caio.

Desde criança fui freqüentador da igreja evangélica. Nesse tempo, apenas escutava o que era dito, obedecia e fazia de tudo para crer no que era falado. Quando na minha mente surgia um "acho que não é bem assim" ou um "na blíblia não esta escrito exatamente isso" eu procurava bloquear imediatamente esses pesamentos, pois as tias da escolinha dominical sempre ensinaram que Deus poderia castigar quem quer que fizesse ou pensasse diferente deles. Coitado daqueles que faltavam na igreja aos domingos, pois só o fato de não estarem presentes de corpo os faziam desviados, perdidos no mundo, ainda que estivessem com o coração limpo e inocente em qualquer outro lugar. Tadinho daqueles que não estivessem dispostos a entregar fielmente os dízimos e ofertas,...estavam ferrados!! Não haveria escapatória! O devorador não perdoaria. Até hoje é assim! Até hoje tem gente que serve a Deus por medo, que faz de tudo com medo de ser castigado.

Mas o dia da consciência chega para todos, louvado seja Deus por isso! A voz de Deus começa a falar nos nossos ouvidos e o espírito de Deus gera um inquietação dentro do ser quando as asneiras são faladas nos púlpitos dos templos. A mesma inquietação me fazia "enxergar" aquela baita hipocrisia que naquela época já existia na patota dos "irmãos".

Hoje não mudou muito, só os costumes nas igrejas já não são tão rígidos e opressores como antes. Hoje o pessoal tem mais liberdade para cantar, pular, bater palmas, usar a roupa que bem quiser. Porém ainda vemos na grande maioria das vezes, os "super santos" cometendo as maiores injustiças, traições, sacanagens, mentiras, roubos, etc,...tudo em nome de Deus e em santidade!!

Não sinto saudades do meu "passado evangélico", sem dúvidas não! Hoje, discernindo muito mais a verdade e vivendo o evangelho com total (quase total) liberdade, é como se tivesse encontrado um Oásis no meio do deserto.