sábado, 16 de agosto de 2008

Culpa ou Graça?


A culpa é um dos sentimentos mais terríveis, uma pessoa que está inundada de sentimento de culpa, é uma pessoa paranóica, enxerga em cada sombra um fantasma, em cada incidente da vida é uma maldição, um castigo ou uma punição.

Qualquer coisa que aconteça, um pneu furado, uma febre, uma unha encravada, a pessoa já acha: É castigo...é maldição...
Isso tudo já faz parte do ser humano, imagina isso somatizado, potencializado pela religião, ou pelo “evangelho” que se anuncia hoje? “Evangelho” esse que só fala de nossos erros, falhas, inadequações, imaginem?

Falo sobre isso, porque os doutores da lei, aqueles que ministram, fazem isso por um grande motivo, manter o público escravizado a necessidade de perdão, de paga pelo erro, por causa pecado ou pela inadequação.
Alguns até usam o nome de Deus, para condenar o ouvinte, dizendo: Se cuida, porque você vai passar pela moinha, pelo estreito, é tocha irmão...

Isso tudo por quê? Porque eles não têm interesse em falar a verdade, a verdade que liberta... É claro que nos fazem sentir culpados, porque o que eles querem são as ofertas, as entregas,e nos muitos desafios, que lançam para pagar a culpa...e para piorar fazendo isso em “nome de Jesus”.

Ora, que “evangelho” é esse? Definitivamente não é o evangelho de Jesus...Porque o evangelho de Jesus, é o evangelho da graça e não da culpa, da liberdade e não da prisão, enfim quando lemos os evangelhos descobrimos que Jesus pagou a cédula de divida que era contrária contra nos, na cruz do calvário.

Deus não olha para nossos erros, como dizendo: Nossa...que coisa horrível...como ele foi fazer algo assim? Porque Deus sabe quem nos somos, muito mais que nos mesmos.
Quando nascemos de novo em Cristo, não nascemos de novo para ser anjo, ter auréola, nada disso, nascemos de novo para seguir um novo caminho, e neste caminho vamos errar, tropeçar, mas o que importa aqui é a intenção, queremos chegar ao céu e queremos ser melhores.

Então é o seguinte, pode tirar da cabeça essa historia dos doutores da lei desta época que diz: se você deu brecha o diabo vai arrebentar com tua vida, esta em pecado agora vai se lascar...essa é a teologia rala, mesquinha e não tem nada haver com Jesus Cristo.
Ao contrario Jesus quer levantar o caído, dar força ao cansado, e mais a bíblia diz: Quem intentara acusação contra os escolhidos de Deus, se é Deus quem os justifica...

Esse evangelho do desiste, abandona, entrega pro diabo, maldição, macumbaria vai te pegar, cuidado com o encosto, esse não é o evangelho da graça, porque Jesus diz: Quem vem a mim, de maneira nenhuma os lançarei fora...

Esse é o Evangelho de Jesus, o evangelho da graça, onde você vive em liberdade e sem culpa.

Sempre no caminho...

3 comentários:

Luis Fernando da Silva Gennari disse...

Meu querido amigo e sócio Olavo, gosto muito de ler suas reflexões.

Fico feliz em te "ver" assim, livre, leve e solto. É muito prazeiroso te encontrar todos os dias lá na empresa, olhar para seu rosto e ver um semblante tranquilo e sem culpa. Graças a Deus o evangelho já não é para nós um fardo, mas liberdade! Metas e desafios,... só as de vendas na Evolução Ambiental! hehehe.

Te amo muito. Um abração!

OBS: Estava dando uma olhada nos ADD-ONs que você adicionou ao seu blog e achei um deles muito interessante. É aquele que mostra onde estão localizadas as pessoas que estão visitando o blog. O mais curioso é que notei um visitante que está lá nos Estados Unidos,.. me parece que está no litoral,... talves na Flórida! Quem será o ilustre estrangeiro que tem lido suas mensagens?? nhehehe. Eu tenho um palpite!!!

CAMINHO disse...

hehehehe...mas se for quem estou pensando que é, está do outro lado, no atlântico.

Um grande abraço.

PAULO disse...

OLA MEU QUERIDO APOSTOLO OLAVO!
COMO BEM ME CONHECE, NÃO SOU DE FICAR EXPONDO O QUE SE PASSA PELA MINHA CABECINHA, MAS O MAIS IMPORTANTE É, DESDE QUE ME CONHEÇO POR SERVO E FILHO DE DEUS, MESMO ESTANDO LONGE DA PRESENÇA DELE POR ALGUM TEMPO.
SEMPRE TIVE O SENTIMENTO DE QUE COMO O Sr. OS TRATA COMO DOUTORES DA LEI, ELES MOSTRAM A PALAVRA DE DEUS COM ALGO INQUISIDOR ALGO QUE SE DEVE ACEITAR NÃO PELO AMOR E SIM PELA DOR, ALGO QUE SE FOR DESCUMPRIDO SERÁ CASTIGADO, CHICOTEADO, AÇOITADO.
QUANDO O QUE SE DEVERIA ENSINAR COMO ESTAMOS FAZENDO HJ, É O AMOR A DEUS, E SE ERRARMOS, ELE NOS PERDOA, NOS AMPARA, COMO UM PAI FAZ PELO FILHO QUE VAI MAL NA ESCOLA, QUE NÃO TIRA NOTAS BOAS PORQUE NÃO ESTUDOU OU PORQUE SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEU A MATÉRIA, NÃO SEI SE ESTOU ME4 EXPRESSANDO DA MANEIRA QUE QUERIA, MAS NESTE O CASO O PAI AFETUOSO, BONDOSO, QUE AMO O SEU FILHO, NÃO IRA CASTIGA-LO, MAS SIM AJUDA-LO A SER MELHOR, PROCURANDO MOSTRAR OS ERROS E CORRIGINDO-OS, É CLARO QUE TUDO QUE FAZEMOS DE ERRADO TEM SUAS CONSQUENCIAS, ESSE FILHO TERÁ QUE DEIXAR DE BRINCAR, PARA ESTUDAR, E ISSO NÃO É CASTIGO, E SIM CONSEQUENCIA.
É ASSIM QUE PENSO, ESTOU HJ REALMENTE ENTENDENDO MAIS DO EVANGELHO, MAIS DO AMOR DE CRISTO, ME SINTO LIVRE, FELIZ DE COMPARTILHAR O MESMO SENTIMENTO COM PESSOAS QUE TEM O MESMO RACIOCINIO QUE O MEU,


BEIJOS E QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO INSPIRAÇÃO PRA NOS ENSINAR, E NOS FORTALECER, E QUANDO ELE NÃO LHE DER INSPIRAÇÃO, AINDA ASSIM FICAREMOS LÁ, NAS NOSSAS REUNIÕES CONVERSSANDO E NOS CONHECENDO MELHOR!