sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SE ISSO É IGREJA, SOU MAIS O MEU QUARTO


“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” – At 9.31

“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” – Ef 1.22-23

“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. ” – Ef 3.8-12



Já ouvi muitas fábulas em relação à permanência dos crentes numa igreja. Uma delas diz que a igreja é igual à arca de Noé, um lugar cheio de bichos e suas necessidades fisiológicas, e que cheira mal, porém é melhor estar lá dentro do que lá fora em meio ao dilúvio. Outra diz que crente é igual uma abelha: num enxame (ou igreja), vence qualquer inimigo; sozinho, morre num tapa só. Daí a se pensar que a igreja é um organismo super-poderoso, e deve ser mesmo, afinal é nada mais, nada menos que o Corpo de Cristo, Daquele que venceu a morte e o inferno ao levar sobre Si todos as maldições e enfermidades da raça humana. Mas será que a Igreja de Cristo é isso que vemos?

É muito fácil abrir uma igreja. Aluga-se uma garagem e já dá para iniciar uma congregação. Pensa-se num nome pomposo (que tal Igreja Transcontinental da Majestade do Alto? – está muito difícil achar um nome de igreja que não exista), convida-se os vizinhos e amigos e pronto: temos uma Igreja! Se fosse só isso estaria ótimo, o problema é o que é ensinado e vivido por lá.

Já percebeu como sempre há a mesma desculpa para a abertura de uma nova denominação (corrupção da antiga, envolvimento com maçonaria, erros doutrinários, etc), porém na nova se repetem os mesmos, ou até piores, erros da anterior? Ou seja, não há a intenção real de se fazer uma Igreja segundo a Palavra, apenas a de se criar mais um papado.

Sim, papado. A Igreja evangélica brasileira é próspera em papas. Há o Bento XVI e há o papa de cada denominação. Cada fundador se torna um papa, infalível e insubstituível. A permanência no poder é eterna, e os estatutos asseguram que a igreja não sairá de suas rédeas curtas. Quem ousa se levantar contra o “papa” é logo taxado como em rebelião, e expulso ou convencido sutilmente a deixar a denominação. E assim uma nova igreja é criada, e o círculo se repete indefinidamente, causando estranheza principalmente em quem não é cristão, pela quantidade absurda de placas diferentes.

Fico imaginando se Lutero vivesse nos dias de hoje… em seu tempo, precisou se opor a apenas um papa. Hoje, teria que imprimir milhares de teses, uma para cada papa evangélico. Um Lutero só não conseguiria fazer isso não!

O absurdo das várias denominações é tão escancarado que basta andar pelas ruas das cidades para o verificar. Aqui em São Paulo, na Av. Águia de Haia (zona leste da capital), há 6 anos atrás havia três denominações na mesma quadra. O pior: três casas (ou templos) grudados, um depois do outro, porta com porta. Sinceramente, a intenção nesse lugar é evangelizar ou apenas demonstrar o poder da sua denominação que, claro, precisa gritar mais do que as outras vizinhas caso os cultos sejam no mesmo horário? E isso não acontece só nessa rua, acontece em todos os lugares: se as igrejas não são vizinhas de porta, são de quadra, de rua. Mas o lugar permanece ruim e violento do mesmo jeito.

Nós somos chamados para ser sal e luz. Como sal e luz mantém um lugar insosso e escuro? Como, em meio a tantas igrejas, ainda há pessoas morando nas ruas, pessoas se drogando, se prostituindo, roubando e matando? Pessoas mentindo, enganando, chantageando, manipulando? Por que, com tantas igrejas, o Brasil está a cada dia pior? Não deveria ocorrer o contrário?

O que vou dizer agora poderá escandalizar muita gente, mas é o que penso: muitas que se dizem igrejas não o são, espiritualmente falando, não passando de um “clubinho de eleitos”. Você chega, entra no clube, paga a mensalidade, ouve as assembléias, se diverte (canta, dança, ri, chora, extravasa) e vai embora mais feliz, entretido momentaneamente. Aí chega em casa, a criança continua gritando, o marido bebendo, a vizinha atrapalhando, o chefe atormentando; afinal a instituição que se autodenomina igreja, apesar de citar a Deus, não Lhe dá espaço para atuação, preferindo a manifestação de espíritos dançarinos, saltadores, giratórios, que promovam bastante carnaval no recinto. Assim, enganados muitas vezes por “fogo estranho”, não deixamos o Espírito Santo agir em nós, nos transformando, e por isso continuamos vendo todos os defeitos nos outros e na droga de vida que temos.

Note bem, sou pentecostal, acredito nos dons espirituais, mas atribui-se ao Espírito Santo algumas coisas nas igrejas que só por Deus!!!

Se a igreja não consegue transformar quem está dentro, imagine transformar a realidade ao seu redor… E se a igreja não transforma vidas, apenas as “transtorna”, já não é igreja, não é congregação, comunhão, é apenas distração e sacrifício para almejar as bênçãos divinas.

É estranho, mas quanto mais aprendemos a Verdade da Palavra, mais distantes nos tornamos de uma igreja. Não deveria ser o contrário? Não deveríamos nos lançar com maior amor à congregação, sabendo que lá estaremos proclamando o amor ao próximo e a Deus?

O problema é que a igreja não nos transmite amor. Tudo é aparência. Os pastores não têm amor pelas ovelhas, e sim por tosquia-las. As ovelhas, por sua vez, querem estar mais próximas de seus pastores, e para isso não medem esforços, mesmo que seja necessário pisotear outras ovelhas que estejam em seu caminho. É cada um por si e Deus por todos. A igreja se tornou o reino do diz-que-me-diz, onde uns apontam os erros dos outros e todos se acham santos. Só que os erros são apontados não com amor, mas com juízo. Adulterar ou engravidar antes do casamento? Aparte-se de mim!!! Mas mentir e roubar um pouquinho poooooooode!

Mas não pára por aqui. É cada dia mais difícil ouvir uma pregação até o fim. São palavras previsíveis, de exaltação (quase nunca exortação), bom ânimo, esperança, revelações e revelamentos que nunca se realizam (essa noite Deus está curando suas feridas! – as feridas não são curadas, e no culto seguinte: essa noite Deus está completando a obra em sua vida! – e a obra não é completa, aí no culto seguinte a mesma coisa sempre). Não ouvimos pastores, ouvimos doutores em auto-ajuda: todas as bênçãos nos pertencem, somos cabeça e não cauda, o diabo está debaixo dos nossos pés, mas no dia seguinte ainda temos dívidas, problemas, doenças, vazio.
Será que Deus deixou de agir? Ou a instituição que se diz “igreja” é que fala por Ele com engano, a fim, mesmo que inconscientemente, de desacredita-Lo?

Não consigo mais ouvir sermões de auto-ajuda e falsas promessas. Não consigo mais sentar num banco de uma igreja, sabendo que a principal hora não é a da pregação, mas a da coleta. Não aguento mais uma hora de louvor, com bandas desafinadas e cantores “se achando”, provocando o choro fácil não por unção, mas porque, na assembléia dos santos, todos temos motivos para chorar. Simplesmente não aguento mais isso, e peço perdão a Deus se isso O desagrada, mas não quero ir numa igreja por falsidade e ficar vendo defeito em tudo, como foi das últimas vezes.

Eu queria frequentar A Igreja. Não a imagino um mega-templo, com poltronas acolchoadas, ar-condicionado, altar gigante. Eu a imagino uma casa simples, com pessoas simples independente de sua situação financeira. Eu a imagino um lugar onde a acolhida é com amor sincero, não com um risinho forçado e o “seja-bem-vinda-amada” de praxe. Eu a imagino com pessoas que contribuem voluntariamente e com alegria, e que se importam com o irmão ao lado, suprindo-o de acordo com suas necessidades. Sinceramente não consigo frequentar um local onde, em nome de Deus, são lançados gafanhotos devoradores sobre quem não paga a mensalidade. A Igreja que eu quero frequentar tem problemas, pois tem pessoas com problemas, mas lá é possível discordar, perguntar, até duvidar, sabendo que ninguém levará nada para o pessoal, continuando a haver amor apesar das diferenças. A Igreja que eu quero frequentar é uma em Deus, reflete Sua Graça e Misericórdia, Sua Alegria e Beleza, mesmo que, aos olhos humanos, possa não passar de um casebre. Na Igreja que eu quero frequentar mal dá para definir seus líderes, pois o maior se faz de menor, o serve e não busca ser servido. A Igreja que eu quero frequentar traz os ensinamentos de Deus, segue a sã doutrina, não as doutrinas temporárias de homens. A Igreja que eu quero frequentar transforma não só os que lá estão, mas toda a realidade à sua volta, pois se importa com os famintos, os drogados, os excluídos de toda a sorte.

Você conhece essa Igreja? Se conhecer, por favor, me passe com urgência seu endereço ou telefone. Se não a conhecer, infelizmente continuarei a congregar no meu quarto, pois não vou esquentar um banco qualquer apenas para aparentar santidade.

Fonte: Stay Freak - Publicado originalmente no blog Estrangeira

18 comentários:

Adriano Silva disse...

Meu amado irmão, só escrevo porque voçê pediu que comentassem seu texto, Quando abri, minha caixa de e-mail la estava o seu "recado" sobre a "igreja". Eu não tive o trabalho de ler todo o seu "vômito" sobre o tema, porque todo dia chega muitos e-mails destes na minha caixa de recados, mas com tudo, li umas 50 linhas. olha só, querido, o tom que voçê deu ao texto é de alguem que foi prejudicado na sua expectativa do que seria uma igreja, existe muita gente assim em nosso pais,não tiro a sua razão quando voçê fala da concorrência que existe para se abrir igreja, mas não concordo com seu sonho platonico de igreja, essa igreja que voçê está procurando não existe amigo, e nunca vai existir, por que se ela aparecer eu e voçê estragamos ela, então entenda, mesmo que voçê tenha se desencantado com a igreja e com as sua lideranças, o meu recado é um só, tente ser sal como voçê colocou na carta, ou seja, o processo tem que começar em mim, deixe que a massa da sua vida seja levedada com o fermento da graça de Deus pois jesus disse que o fermento não era ruim, falar de sal para os outros é bom de mais, mas ser sal para os outros é melhor ainda, deixe a igreja como ela tá, ela tem dono, cuide da sua alma e deixe o mais ser como é, o resto é trabalho do pai. nos ultimos tempos devido a muitos escandalos eclésiasticos no pais tem surgido muita gente matando a igreja em vez de citar os erros das destas pessoas. cuidado filho. olhe por ti mesmo e pela doutrina, deixa de ir no embalo, cuidado.

com amor
Adriano Silva.

Unknown disse...

Caro irmão Adriano, obrigado por seu trabalho em ler "umas 50 linhas" do texto que postei, e quero lembrar que o texto não é meu, apenas repliquei, pois achei pertinente e bom.

Quanto "ao meu sonho platonico de igreja", veja que esse sonho não é só meu, era de Cristo também, pois é do evangelho de Cristo que estamos falando.

Se esta igreja não existe como instituição e nunca vai existir, existe como templo não feito por mãos humanas, mas edificado por Cristo Jesus, em nós os que creem Nele através de sua graça.

Portanto hoje o meu desencanto está apenas na instituição e seus dogmas, nas nunca e jamais em minha fé naquele que se deu e morreu por mim.

Nele que estou bem cuidado, e em quem somente me embalo.

No amor de Cristo

Olavo

Marcelo Marques disse...

Olá Olavo!! Quanto tempo!! estou com saudades.... rs gostaria muito de vê-lo pessoalmente, com as meninas e a Marcia!!Concordo com você plenamente na observação sobre o texto, pois ele é rico em inconformismo e também sou...inconformado e até digo mais...Hj é mto mais facil abrir uma empresa (igreja) do que manter-se em obediencia em estar com uma vida digna, irrepreensivel... Onde o Cristianismo é pregado baseado no Amor que é o maior mandamento de todos... Vivi mto tempo assim, andando, tentando não si frustar com a ADM, mas descobri que é impossível quando o homem está no controle, mas o pior de tudo é basear-se sempre nesta desculpa e não assumir a responsabilidade de dirigir, ADM, informar, dedicar O reino ou AO reino....Fico pensando as vezes oq JESUS diria ou faria nestes dias...
Que sua graça renove-se a cada dia porque está dificil crer que é esta igreja que o Senhor levará para viver com ELE...
Um grande beijo..
Marcelo Marques - baixista

Tales Messias disse...

Meu amigo, até que concordo com seu texto. Só que estou em outro tempo. Não estou mais para ficar criticando os outros trancado em meu quarto. A igreja tá ruim mesmo... mas todos somos responsáveis em formar algo novo. Com o espírito negativo que vc tem, se eu encontrasse uma igreja ideal como a que citou eu não te avisaria....porque vc estragaria ela. Abraços

Anônimo disse...

Olá Olavo como é bom ver um amigo que foi uma das primeiras pessoas a falar e a viver o amor de Jesus pela minha vida. Não vou me esquecer jamais, porque são marcas que carregamos.

Li este texto e gostei muito. Realmente a situação é bastante crítica e triste. Estes dias me peguei pensando sobre a questão do que é família. Vejo minha casa, eu como pai, marido, filho, irmão, cunhado, genro, etc... tantos papéis para vivermos e sermos família. Talvez o primeiro ministério que Deus nos colocou para viver. Tantas lutas e dias maus. Tantas bênçãos e coisas boas. Hoje a família é bem diferente de tantos anos atrás. Famílias juntas e fragmentadas. Famílias alegres e desanimadas. Hoje temos união estável, casais homossexuais, temos divorciados que já estão casados pela quarta vez e não sabem se vai durar o casamento. Temos famílias tradicionais e avançadas. Filhos que seguem a risca a virgindade e buscam se conservar para o dia do casamento. Outros já buscam trazer seus namorados e namoras para dentro dos seus quartos e os pais ficam na sala assistindo o jornal e a novela. Hoje temos filhos desobedientes do que obedientes. Temos pais que menos são pais, somente genitores, mais carrascos e gerentes do que heróis que dão beijos e abraços.

Creio que não foi isso que Deus planejou desde do princípio. Ele levantou Eva e Adão e colocou o milagre da criação em suas vidas. Juntos, uma só carne, frutos de um amor “Eros” e “Ágape”, nasceriam filhos sem pecado e maravilhosos, mas o homem não foi criado como robô, e sim livre, filho, e então optou para pelo atalho de ouvir a serpente.

Amigo, creio que a igreja hoje que temos não é diferente das famílias que existem. Há igrejas que buscam sinceridade e viver em união, como famílias que se amam e se doam entre si, mas há aquelas também que buscam o roubo, a prostituição, crimes, etc... como há famílias que os próprios pais violentam seus filhos e vice versa, como há filhos que machucam seus pais pelo uso da droga e da violência. Pais que são pedófilos terríveis e marcam para sempre crianças inocentes.

Estamos debaixo do joio e do trigo, são muito parecidos, mas Cristo disse que no dia da colheita o joio seria tirado e o trigo conservado. Se na colheita o joio será arrancado não prejudicando o trigo, é sinal que um é diferente do outro.

Uma coisa tenho no meu coração, Deus deixou sua palavra para vivermos mas muitos fazem opções de não segui-la. As situações nas famílas como nas igrejas, é o mesmo caso do joio e do trigo. Um inimigo como desde do início, plantou sua semente para crescer junto ao trigo:

Mateus 13: 28 Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? 29 NÃO! REPLICOU ELE, PARA QUE, AO SEPARAR O JOIO, NÃO ARRANQUEIS TAMBÉM COM ELE O TRIGO.

Amigo teremos que esperar o dia da colheita, pois ali saberemos que tipo de semente foi usada no solo, que tipo de frutos estamos colhendo, seja na família ou na igreja. Que tipo de família e igreja somos: Joio ou Trigo?

Abraços em Cristo

Alvaro Junior

CAMINHO disse...

Marcelo que saudades...não fique só na vontade meu amigo, vamos nos ver, o churrasco nos espera...risos...

E lembre-se "esta igreja que o Senhor levara para viver com Ele", não é a instituição, formada pelo homem e para o homem, mas a igreja formada em todo aquele que crê na graça salvadora do Senhor Jesus Cristo.

Um grande abraço

Olavo

Filadelfo Filho disse...

Prezado irmão.Em minha cidade não é muito diferente da sua.Estou em Cabo Frio/RJ há 25 anos.Deus me colocou aqui(fui Pastor na Igreja Congregacional, por 17 anos.Fiz com a consciência tranquila a minha parte).Pastoreio hoje uma Igreja Presbiteriana - na periferia, onde alimento o sonho de ver aqueles meninos de 10 anos para cima, longe das garras do CV.Das meninas não venderem o seu corpo.Tenho a chance de ajudar o meu Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, não com conceitos utópicos.Eu não posso me iludir, se ficando olhando o defeito, jamais verei a virtude de meus irmãos. Sou um dos fundadores do Conselho de Pastores da nossa Cidade- isto há 18 anos.Aprendi meu irmão, desde criança, a pedir "perdão a Deus", pelas minhas omissões- que é pecado.Faço dentro da minha realidade a minha parte.Se eu ficar só vendo o lado triste - que é real.Vou desanimar da tarefa que tenho que desempenhar.Quero olhar para CRisto, estar com Cristo, mas entender a sua oração de João 17:"não os tire, mas o livre".Desejo ser sal fora do saleiro.Enquanto eu lhe escrevo, aguardo a minha esposa ligar para o meu celular, pois está fazendo sessão de hemodiálise, desde de 06;30h.Amado saia do quarto, e procure a entender os papas e outros mais.Não esqueça que TODOS NÓS prestaremos contas ao nosso Deus, e que lá não haverá desculpas.Deus não nos chamou para quartos, e sim para sermos proclamadores do seu Reino.Portanto, vamos proclamar.Abraços em Cristo Jesus.Se vier um dia em Cabo Frio, nos procure, estou na Igreja Presbiteriana de Jardim Canaã.

CAMINHO disse...

Olá Tales, obrigado pelo seu comentário.

Só para esclarecer não fui eu que escrevi o texto, e não estou trancando em meu quarto, e acredito que o autor também não, apenas preferimos o quarto do que a "igreja" instituição que existe nos dias de hoje.

Também não sou pessimista, apenas realista, pena que alguns preferem viver enganados e enganando, ao enxergar e anunciar a verdade que a instituição, não é e nunca será a Igreja de Cristo, essa é a minha responsabilidade.

Quanto ao não me chamar se encontrar a tal "igreja", porque eu a estragaria, continue buscando mesmo a tal "igreja"...E fica tranquilo, não precisa mesmo me chamar, já a encontrei e Ela (Igreja), já vivi dentro de mim.

Abraços

Olavo

CAMINHO disse...

Nossa que bom falar contigo meu grande amigo Alvaro...

Concordo contigo, creio na comunidade feito familia, mas não na comunidade feito instituição, empresa, essa meu amigo nunca foi e nunca será a "igreja" de Cristo.

Na comunidade feito familia, pode se haver joio misturado ao trigo, e realmente nesta condição, vamos esperar o dia da colheita, para não arrancarmos o trigo ao invés do joio, mas na instituição, empresa não há joio e nem trigo, há qualquer coisa posto que não é Igreja.

E por isso como voce disse, nesta instituição há violencia, há roubo, a morte, porque nela nunca habitou o amor de uns aos outros, e sim o negocio.

Veja e não estou falando de pessoas, mas de sistema religioso, e isso foi o que Cristo mas combateu, enquanto homem viveu entre nós.

Um grande abraço

Olavo

CAMINHO disse...

Caro irmão Filadelfo que a graça e a paz esteja contigo...

Parabéns pelo seu belo trabalho, e que continue na sua caminhada, não desanime, siga adiante...

Veja já falei em outras respostas, mas vou repetir, "não estou trancado em meu quarto"...apenas escolhi entre a instituição e o meu quarto, o meu quarto, apenas isso.

Mas isso me faz ainda mas ativo, porque porque o quarto só o uso para dormir algumas horas, o resto do meu tempo o uso para viver fora do quarto a vida abundante de Cristo e dividir com os outros esta vida que de graça a recebi.

Exatamente isso que voce disse "ser sal fora do saleiro", coisa que antes, quando fazia parte de uma instituição, era sal dentro do saleiro, somente.

Eu e minha casa, estaremos orando pela vida de sua esposa, e com certeza se tiver a oportunidade, será pra mim o maior prazer em conhece-lo e visita-lo ai em sua cidade.

Um grande abraço

Olavo

Anônimo disse...

Muito bom texto... Também tenho as mesmas percepções, estranho muito o evangelho dos R.R. Soares, Ed Macedos, Paulo Mouras, Jabes Alencares, e etc.

Me desencantei com a igreja, ou a igreja não encanta mais, não atrai mais, os louvores da harpa foram substituídos por "hinos" de pegadas, chamados gospel.

E o que preocupa mais, não é o grito dos maus e sim o silencio dos inocentes. M.L. King.

Abraços.

Leonardo

Ricardo Azevedo disse...

Amado irmão que se denomina de Caminho, ou seja Olavo concordo plenamente com algumas palavras que você copiou conforme comentários anteriores.
Mas pense o seguinte, a parti de quando você apóia um comentário desses está se igualando a pessoa que fez o comentário, ta certo que as maioria das Igrejas que se diz "Evangélicas" só querem dinheiro e não querem pregar o evangelho, mas não devemos olhar para as falhas dos outros pois todos nós temos falha inclusive eu, se eu fosse ver por esse ponto de vista acho que não estaria em uma igreja evangélica servindo ao Senhor, devemos olhar sim para Cristo autor e consumador da nossa fé, devemos deixar de hipocrisia e parar de julgar os outros e começar a olhar para si mesmo pois o mesmo Paulo apostolo de Jesus Cristo disse isso quando estava celebrado a santa ceia na igreja de Corinto 1 Co 11.
Não estou desacreditando da sua fé, mas a pessoa que se diz um servo de Jesus Cristo não iria falar mal das outras comunidades ou até mesmo postar algo parecido desse gênero.
Por isso que as igrejas hoje estão assim e não estão adorando ao senhor conforme o evangelho de João descreve em que "Os verdadeiros adoradores adoraram ao Pai em espírito e em verdade".
Pare de ficar olhando para os defeitos dos outros e ore a Deus para que mude os pensamentos desse lideres que só visão finanças.
Aquele que edifica a sua casa na areia é tolo, mas aquele que edifica sua casa na rocha é sábio, por tanto meu amado construa sua casa na rocha.

Deus te abençoe e que Graça do senhor esteja sobre nossas vidas.
Muito Obrigado e foi um prazer participar de seu blog.


Ricardo Azevedo

ROGÉRIO ALEXANDRINO disse...

Mano... mano ... mano...rss

Meu amigo de caminhada e de tantas jornadas!

Mano eu particularmente concordo com o autor do texto em partes, mas não vou dizer das partes que concordo ou que discordo.

Mano as vezes é complicado postar o texto de alguém, posto que não sabemos de fato quais a reais interpretações por de-traz das letras, digo isto porque eu lhe conheço, e sei que alguns cometam o que comentam, justamente porque não lhe conhece como lhe conheço.

Mas meu querido, deixe disso. (risos)não posta mais essas revoltas pseudo luteranismo.

Veja bem, essa igreja evangélica é só mais uma religião das muitas que a séculos vem insistindo e existindo, tem outras como candomblé, espiritismo, macunba, catolicismo, maçom e por ai vai...

Melhor mesmo é falar do amor de Cristo, que é pra todos independente da religião.

Melhor mesmo é deixar os mortos enterrar o seus mortos.

Melhor mesmo é anunciar a GRAÇA!!!

Anônimo disse...

Boa Noite, Olavo.

Se puder imagine meus aplausos em pe! Nossa como me identifiquei, vc tem tudo para ser nossa voz de protesto, pois me sinto exatamente assim, enojada de muitas igrejas, me desculpe o desabafo mais estou com dificuldades de achar um lugar para ter comunhão com pessoas realmente sedentas por Cristo e pela graça porque para mim evagenlho é sinonimo de gente e isso ja foi esquecido a tempos.
Estou sem igreja a 2 anos, e isso é muito ruim, mais realmente prefiro o meu coração aberto a Cristo em casa do que dentro de igrejas, que prometem chaves, fechaduras etc rsrsrsr, olha só por Deus mesmo é tão ridiculo que seria comico se não fosse trágico.
Se vc tiver uma oportunidade ouça por sugestão as 17:00hrs todos os dias na 105.7 o Pastor Ricardo gondin, ele é um Pastor diferente daquilo que conhecemos, ou tbem vc pode entrar em sua pagina www.ricardogondin.com.br, depois se puder me retorne para eu saber o que achou, ok!!!

um forte abraço
e estamos juntos nessa!!
irmã ANDREIA.

Anônimo disse...

meu caro sinto muito, mas voce é um tolo, sem visão nenhuma,igual a um fariseu, pois a palavra tem que se cumprir, leia mt. 24 estude a palavra de DEUS e se converta de VERDADE.
Pastor AD.

Anônimo disse...

meu caro sinto muito, mas voce é um tolo, sem visão nenhuma,igual a um fariseu, pois a palavra tem que se cumprir, leia mt. 24 estude a palavra de DEUS e se converta de VERDADE.
Pastor AD.

Proaje disse...

pÉ ,,TAMBÉM JA ESTIVE NO QUARTO. VENDO A IGREJA COMO INSTITUIÇÃO FALIDA.COMO PASTORA AUXILIAR, SOFRENDO PELA FALTA DE DEUS NA PROPRIA CASA DE DEUS.MAS O ESPIRITO SANTO ME CONVENCEU DE QUE O AVIVAMENTO NECESSARIO NA MINHA COMUNIDADE,PODERIA COMEÇAR POR MIM.SE EU ERA DIFERENTE ,DEVERIA FAZER A DIFERENÇA! ENTENDI QUE,AQUELE QUE VE E SE IMPORTA,É A PESSOA EM EVIDENCIA PARA O AVIVAMENTO,QUE DEVE TER INICIO NELE. AMADO NOSSO QUARTO TEM SEU VALOR NA CAMINHADA,MAS NÃO SOMOS CORPO SOZINHO,SOMOS PARTE DO CORPO DE CRISTO.

Ione disse...

Irmão Olavo ( caminho)
Boa noite!
O texto desta pessoa é um desabafo de todos nós que já não aquentamos ver os "papas"...
Li os comentários e vi um amigo teu te aconselhando a não postar textos assim... não entendi...
Algumas pessoas parecem q leem mas não entende o texto, por isso te critica, acham que vc e o autor do texto vão ficar dentro do quarto literalmente. rs.
Muitas pessoas estão como eu, conheço a Deus em seu filho Jesus e o amo e dependo dele, reconheço a sua graça, misericórdia e seu amor para comigo, no entanto não consigo vê-lo nas "empresas" que se chamam de Igreja, e quando vc lê algo assim de alguma forma vc percebe que vc não está só.
Eu lamento o que está acontecendo hoje, pois eu fico pensando: _ Onde vou levar meu neto pra EBD infantil, EBFs, e quando eu falar da graça de Jesus para alguém, onde eu posso levá-lo?? Hoje apesar de fazer parte de uma Igreja evangélica, eu não teria onde levá-lo, pois nem consigo ficar por muito tempo se os revelamentos começarem...
Porém, como vc já disse: Vamos continuar falando da graça salvadora de Jesus, deste amor imensurável de Deus a todos que passarem pela nossa história.
Que para isso o Senhor nosso Deus nos abençoe e nos encontre servindo a Ele com amor, simplicidade e verdade.
Afinal a IGREJA sou eu, é você, somos nós - Façamos a diferença!!
Deus nos abençoe.