quarta-feira, 19 de março de 2008

Simplicidade do evangelho

É tão bom viver a simplicidade do Evangelho de Jesus. Apenas poder respirar a graça de Deus e sorrir na certeza de que foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Poder ser você mesmo. Atravessar seus momentos sem culpas ou cobranças. Ser humano sem deixar de ser espiritual. Ser espiritual sem deixar de ser humano. Poder saber que não há papéis a representar e nem aparências a manter. Tudo é simples. Nada é pesado. Tudo é leve. Como o vento que sopra onde quer. Como o animal selvagem que corre pela selva e que nunca foi domado ou domesticado pelos homens. Como a criança que corre livre e feliz sabendo que seu pai cuida dela.

Triste é quando encontramos em nosso caminho os complicadores da existência humana. Pior ainda quando eles falam em nome de Deus. Pra falar a verdade, eles são os sabotadores da alegria. Gente que nunca compreendeu, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo os homens. Pessoas que nunca se permitiram experimentar a graça de Jesus. Estão sempre falando de como estamos aquém do que Deus quer de nós; sempre trazendo condenação e culpa; sempre preocupadas com a lei e a moral. Gente que coa um mosquito, mas engole um camelo. Destes, com licença, quero distância.


Quero louvar com a simplicidade de uma criança que canta sem a preocupação de ganhar competições ou conquistar admiradores para si ou seu grupo. Soltar a voz como o passarinho que usa o seu dom de cantar para expressar sua liberdade, alegria e vida. Tocar e cantar apenas por puro prazer e alegria. Sem pretensões, tensões ou cobranças. Sem referências para imitar ou padrões para copiar. Apenas aquele louvor gostoso e alegre que faz a alma sentir-se leve e abençoada.


Quero pregar a Palavra com a naturalidade de quem respira. Simplesmente, falar do que enche o coração, sem ter que ser brilhante ou extraordinário. Poder ser simples como Jesus que falava dos lírios do campo e das aves do céu. Não ser engessado ou manipulado pelas expectativas ou exigências do público ou dos "admiradores". Não preciso de fãs; apenas de amigos. Quero ser livre, para não ter compromisso com nenhum estilo, modelo, modismo ou ênfase – apenas, com o Espírito de Deus e com que Ele faz vida em mim naquele momento. Livre para poder mudar.


Quero ser eu mesmo. Poder expressar o que penso, o que gosto e o que sinto na certeza de que Deus me ama e me dá esta liberdade. Poder ser humano e normal. Não viver aprisionado às paredes estreitas da religiosidade humana que nada faz senão roubar a beleza e a graça de um relacionamento real com o Criador.


Estou cansado da cultura da culpa. Gente que vive cheia de culpa e que a transfere para os que as ouvem. Gente que vive vigiando a vida, os relacionamentos e a liberdade alheia. Cansei de ouvir comentários sobre os erros do meu irmão. Quero viver. Que o meu irmão possa viver a liberdade de se relacionar ele mesmo com Jesus. Deus não precisa que eu seja "cão de guarda" da vida de ninguém. Ele é Deus e Senhor e não precisa de gente para defender a Sua santidade.

Deus nos livre desta mentalidade tão pequena que não é capaz de enxergar Sua imagem no nosso semelhante; mas, apenas nos que pertencem ao nosso grupo. Gente que não vê beleza no que é belo, apenas porque não é feito por alguém do seu gueto religioso. Deus nos livre de sofrermos por questões mesquinhas e sem valor. Deus nos livre de parecermos mais com os fariseus do que com Jesus, o Filho de Deus.
Meu compromisso é com Cristo e Sua Palavra. É a Ele que eu sirvo. É a Ele que eu amo.


Chega de lermos a Bíblia com tão pouco bom senso, sem enxergar o seu verdadeiro espírito. O testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Chega de procurarmos em suas páginas, apenas, confirmações e apoio para nossas próprias idéias.

Chega de usarmos a Palavra de Deus para cercear a liberdade das pessoas e as mantermos em uma prisão emocional que Deus nunca quis para elas.

Chega de sermos apenas "papagaios" do que os outros disseram ou escreveram; sem nunca pararmos para refletir se faz sentido ou se é coerente com o espírito das Escrituras.


Quero ser honesto com o que a Palavra diz. Quero entender que a hermenêutica (arte de interpretar textos) maior da Bíblia é o próprio Jesus. É nEle, em Sua vida, em Suas atitudes e práticas que encontramos o sentido real da Escritura. Deus abra os olhos dos nossos corações para que sejamos livres para amá-lo e servi-lo com alegria.


Que Deus nos ajude.


Copilado do Pr. Paulo Cardoso.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Você nunca será como deveria ser...

É tão interessante pensarmos sobre graça, favor imerecido, e hoje (12/03/08) eu e alguns dos meus mais queridos amigos e sócios (trio parada dura...vocês são demais, amos vocês...) falávamos sobre graça...e é o que gostaria de dividir nestas próximas linhas.

Antes quero dizer que Graça não é objeto de discussão, mas é a essência do próprio Deus para o qual existimos e nos movemos.

Falando sobre Graça, entendo hoje que alguns por não entenderam, a Graça de Jesus sobre nós, a chamam de Graça barata...o que é Graça Barata? É a graça sem valor... Onde eu não preciso me esforçar, pagar um preço para ser agraciado, esse é o pensamento daqueles que acreditam em graça barata..., estes são aqueles que provavelmente não entendem o que é Graça pois se soubessem saberiam que termos como “barato” “caro” não podem servir a algo que é de Graça. Sim a Graça é de Graça.

Outros apelam para um discurso moral falando que nos falta há busca de santidade e de transformações, pelo nosso próprio esforço.
Outro grande engano, visto que a minha santidade e transformação, não precisa mais ser buscada, porque já foram encontradas, a minha santidade e minha transformação é Jesus Cristo.

(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
E não pensem que isso pode ser uma moleta, como que dissesse "agora posso fazer o que quiser, que tudo bem...” definitivamente NÃO...
Quem pensa assim, sinceramente nunca teve um encontro com Jesus Cristo.

Prova disso que estou na fé, há muitos anos, mas só agora sei com certeza de que verdadeiramente "Cristo vive em mim" e que nunca serei como deveria ser, por isso nunca desistirei do meu caminho que é Jesus Cristo.
Nunca minha fé foi tão visceral, meu compromisso tão verdadeiro e minha sede tão grande quanto neste tempo em que Caminho.

Segue abaixo um link maravilhoso sobre Brennan Manning...seu retorno para Deus se deu num critico momento em que, sua mulher e filha lhe viram caído bêbado na rua e a sua mulher disse à filha, NÃO LIGA PRA ESTE VERME MINHA FILHA. O Brennan disse, é isto que eu sou, um verme e Ele me amou assim mesmo.

É demais ouçam...

http://br.youtube.com/watch?v=mxwkSqUarow

Sempre no caminho...

Apóstolo Olavo

sábado, 8 de março de 2008

Em tese tudo é lindo...

Na maioria das igrejas evangélicas os valores religiosos estão ligados ao mundo sobrenatural, ou seja, quanto mais religioso você for, maior será a sua capacidade no mundo sobrenatural...quanto mais religioso for, você conseguirá ver anjo, ver o céu, ser arrebatado, mais poder terá a sua oração e maior será a sua sintonia no mundo espiritual, vai ter poder para amarrar demônios, vai entender mais de libertação, enfim todas essas coisas são coerentes a aqueles que são religiosos.

Não penso assim...entendo que o evangelho, não é só isso, é muito mais palpável do que isso, por isso a bíblia nos diz em Tiago no capitulo primeiro do verso dezenove a seguir, algumas atitudes e comportamentos cristãos que achamos não ter nada a ver com a fé cristã, mas que na verdade tem.

Ser cristão muitas vezes é saber calar a boca, saber entrar e sair de um ambiente, ser discreto, não ser impertinente, ser polido, ser tolerante, ser honesto, integro, ter índole e caráter, e isso são virtudes que tem tudo a ver com a espiritualidade.

E isso tudo diz respeito a você sair da simples tese e passar para a prática, porque se você não sair da tese, você não está sendo espiritual e muito menos está vivendo o evangelho de Jesus, e sua vida não passa de aparência e belezura externa.


Em tese tudo é muito bonito, em tese nos amamos uns aos outros, em tese Eu sou de Cristo e posso dizer: Estou crucificado com Cristo e não sou eu que vivo mais, mas Cristo vive em mim...que tese linda....uuuhhhhhh.....

Em tese tudo que tenho é do Senhor...em tese entrego a minha oferta de amor...em tese eu posso fazer isso, porque o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará...em tese Eu sou mais que vencedor em Cristo Jesus...uhuhuhuhuhuh....é nois...

Em tese tudo isso é possível, mas Tiago 1:25 diz - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Então não é em tese, é na pratica, que temos que viver o evangelho e a verdadeira religião, porque na tese tudo é lindo, mas é na pratica que tudo se torna verdade, isso é fé com obras.

Reflita e passe a viver o evangelho puro de Jesus.


segunda-feira, 3 de março de 2008

DISCIPULO DELE...

Essa é parte de uma carta deixada por um missionário que pregava a
Palavra na Africa,ele foi ameaçado de morte,e mesmo assim continuou seu
trabalho,vindo fatídicamente a ser executado.

Reflita sobre esse texto...


Discípulo Dele.
Eu sou parte da ¨Comunidade dos que não se envergonham¨.

Eu tenho o poder do Espirito Santo.A morte foi vencida.Estou adiante da linha.

A decisão foi feita.Eu sou um discípulo d´Ele.Eu não vou olhar para trás,desistir,esmorecer,recuar ou ficar calado.Meu passado foi redimido,meu presente faz sentido e meu futuro está seguro.

Eu acabei com a vida de baixo nível, caminhar por vista,fazer planos pequenos, joelhos trêmulos, sonhos sem cores, visões curtas, falar mundano, dar coisas baratas e objetivos medrosos.

Eu não preciso mais de proeminencia, prosperidade, colocação,promoção, aplausos ou popularidade.Eu não tenho que ser o certo, o primeiro,o maior,reconhecido,adorado,estimado ou recompensado.

Eu agora vivo pela presença,me apoio na fé,amo pela paciência, subo pela oração e trabalho pelo poder.
Minha face está pronta,meu andar é rápido,meu objetivo é o céu,minha estrada é estreita,meu caminho é áspero,meus companheiros poucos,meu Guia fiel,minha missão clara.

Eu não posso ser comprado,comprometido,desviado,ludibriado,levado para trás,enfraquecido ou atrasado.Eu não vou me acovardar diante do sacrifício,hesitar na presença da adversidade,negociar na mesa do inimigo,ponderar no meio da popularidade ou perambular no labirinto da mediocrídade.

Eu não vou desistir,calar,abandonar ou parar até que eu tenha pregado tudo,orado tudo,pago tudo,guardado tudo e permanecido firme pela causa de Cristo.
Eu sou um discípulo de Jesus.Eu preciso continuar até que Ele venha,dar até não ter mais,pregar tudo o que sei e trabalhar até que Ele me pare.

E quando Ele vier para buscar o que é Seu,Ele não terá problemas para me reconhecer.Minhas cores estarão vivas.
Senhor desenvolva em mim a perseverança e dedicação para perseguir Seu objetivo para minha vida mesmo diante da rejeição.